Terceirização em aeroportos: conheça os serviços que podem ser terceirizados
Todos os dias, milhares de pessoas circulam nos aeroportos em todo o mundo, sejam passageiros, transeuntes ou colaboradores. Um espaço gigantesco como esse que recebe, diariamente, muitas pessoas, precisa garantir o bom funcionamento a fim de não prejudicar as programações. Para isso, a necessidade da terceirização de serviços é fundamental com o intuito de agilizar processos e atender todos os setores necessários.
O forte aumento do tráfego aéreo nos últimos tempos também influenciou para que os aeroportos cada vez mais priorizem a contratação de empresas terceirizadas. A seguir, veja quais serviços podem ser terceirizados em um aeroporto.
Serviços que permitem a terceirização em aeroportos
As rotinas de um aeroporto incluem inúmeras atividades que podem ser realizadas por uma empresa terceirizada. Quando são contratadas, as equipes detém de conhecimentos especializados e são treinadas para oferecer total suporte e serviços de excelência.
A terceirização de serviços conta com equipes multidisciplinares, funcionários com qualificação específica para tal serviço, além de contar com atendimento personalizado para suprir as demandas de cada setor.
Os benefícios da terceirização de serviços seja em um aeroporto ou em qualquer outra empresa são muitos, como por exemplo, contar com especialistas em todas as etapas da operação, reduzir custos operacionais e com treinamentos, priorizar os investimentos, otimizar o tempo dos gestores, bem como expandir o negócio de forma estruturada.
Confira abaixo como funcionam os serviços de terceirização nos aeroportos.
Terceirização de equipes de limpeza e conservação
Como já mencionamos neste artigo, é grande o número de circulação de pessoas em um aeroporto. Sendo assim, para que serviços de limpeza e conservação em aeroportos sejam impecáveis no dia a dia, é fundamental a contratação de equipes terceirizadas em diversos setores, como por exemplo:
- terminais;
- banheiros;
- saguões;
- praças de alimentação;
- salas e setores de embarques e desembarques;
- lojas;
- áreas verdes e jardinagem;
- alfândega;
- setor de imigração;
- ônibus e aeronaves.
Com a lista acima, é nítida a quantidade de setores em um aeroporto que necessitam de cuidados com limpeza e conservação frequentemente. Definitivamente, a contratação da terceirização de empresas especializadas é imprescindível para que o aeroporto desempenhe suas atividades com maestria, assim sendo, uma solução prática e assertiva.
As equipes terceirizadas contam com profissionais capacitados para desempenhar com excelência as diversas atividades de higienização. Além da limpeza mais pesada que deve ser realizada diariamente, tarefas como essas exigem manutenção frequente a fim de conservar por mais tempo os serviços prestados.
Com a gestão de facilities, as empresas disponibilizam planejamentos estratégicos com horários de limpeza, priorizando sempre momentos com baixo fluxo de pessoas. Porém, nem sempre é possível, e para que os serviços sejam executados, as equipes devem sinalizar os ambientes com placas sinalizadoras, e quando necessário, fechar parte da área a ser higienizada.
Terceirização de serviços auxiliares ao setor aéreo
A Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC regula e fiscaliza todas as atividades da aviação civil e infraestrutura aeronáutica e aeroportuária do Brasil. Em sua resolução n. 116, de 20 de outubro de 2009, estabelece quais são os serviços auxiliares ao transporte aéreo.
Veja abaixo quais são eles:
- serviços de emergência, comerciais e de proteção;
- movimentação e proteção de cargas;
- inspeção de bagagem despachada;
- atendimento de aeronaves;
- controle de desembarque e embarque de passageiros;
- controle de acesso às áreas restritas de segurança;
- despacho operacional de voo;
- proteção de aeronaves estacionadas;
- verificação de segurança de aeronaves (varredura).
O artigo 3º desta resolução menciona que “os serviços auxiliares ao transporte aéreo são serviços de natureza especializada e as sociedades empresárias organizadas para sua prestação estão obrigadas ao atendimento dos requisitos”, isto é, toda a terceirização deve atender aos requisitos pré-estabelecidos pela ANAC, que tange aos procedimentos, equipamentos utilizados e habilitação de equipes.
Tendo em vista essas disposições, é notável que a limpeza e conservação de um aeroporto devem seguir um planejamento estratégico, além de serem executadas por pessoal especializado e capacitado para os diferentes setores de interesse.
A EPS é especializada em terceirização de serviços e conta com um sistema informatizado de gestão para a criação de planos de trabalho personalizados, inclusive para aeroportos.
Oferecemos soluções de gestão de facilities que centralizam serviços de limpeza, manutenção predial, serviços de apoio técnico e administrativo, entre outros.
Conheça algumas de nossas soluções em multisserviços:
- recepção e portaria;
- conservação e limpeza;
- serviços de TI;
- combate a incêndio;
- controle de pragas;
- gerenciamento de resíduos;
- manutenção de áreas verdes e jardinagem;
- limpeza de fachada;
- limpeza técnica e industrial;
- montagem e desmontagem de andaimes;
- qualidade do ar e da água;
- limpeza e higienização hospitalar.
Com a gestão de facilities a otimização dos serviços tem impacto na organização como um todo. É possível torná-los mais eficientes, e nesse sentido, contribuir para a economia de recursos e aumento da competitividade da empresa. Entre em contato conosco e faça um orçamento.