ESG: saiba porque a sigla é tão importante para as empresas
A sigla ESG está recebendo atenção mundial e não é em vão. Negócios que querem crescer e ter projeção precisam associar suas atividades com a sustentabilidade, afinal, a sigla vem do inglês Environmental, Social e Governance. Em português: ambiental, social e governança.
Os três pilares do ESG não são assuntos novos, mas reforçam a importância dos temas no mundo corporativo. Afinal, as novas gerações estão cada vez mais conscientes sobre os impactos ambientais, responsabilidades sociais e transparência de governança. Estar de acordo com isso pode garantir um bom posicionamento no mercado.
Por isso, hoje explicaremos como as empresas podem aplicar os conceitos do ESG. Conheça os detalhes!
Como surgiu o ESG?
O termo ESG foi utilizado pela primeira vez em um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), chamado de “Who Cares Wins”, em 2005. A iniciativa teve participação de 20 instituições financeiras e nove países, inclusive o Brasil.
A conclusão do relatório apontou que incluir questões ambientais, sociais e de governança gerava melhores resultados para a sociedade e para o mercado financeiro. Veja o que quer dizer cada letra de ESG.
Environmental (E)
A letra E diz respeito às práticas organizacionais em relação à conservação do meio ambiente. Alguns critérios podem ser:
- gestão de resíduos;
- aquecimento global;
- políticas de desmatamento;
- uso de fontes renováveis;
- escassez da água;
- políticas de redução e eliminação de poluentes;
- logística reversa de produtos;
- ações para melhoria e preservação da biodiversidade.
A EPS, por exemplo, é certificada pelo ISO 14001 Environmental Management, uma norma internacional que valida um sistema de gestão ambiental eficaz na organização e auxilia na identificação e gestão dos riscos ambientais associados aos processos internos da organização.
Dessa forma, torna-se possível promover o crescimento da empresa e ainda ter responsabilidade ambiental nos processos.
Social (S)
A parte social do ESG tem ligação com a gestão de pessoas e a valorização do capital humano. Dessa forma, se destacam temas como:
- taxa de turnover, indicador que mensura a quantidade de funcionários que deixam uma empresa durante um determinado período;
- planos de previdência para os colaboradores;
- nível de engajamento dos colaboradores na gestão da empresa;
- benefícios e vantagens oferecidos;
- salários justos;
- programas de treinamento e desenvolvimento de talentos;
- respeito aos direitos humanos e às leis trabalhistas;
- gestão de relacionamento com o cliente;
- proteção de dados;
- políticas corporativas de incentivo à diversidade e inclusão.
Governance (G)
Por último, mas não menos importante é o aspecto de governança no ESG. As atividades relacionadas são sobre como a empresa é administrada e se essa gestão atende todas as partes envolvidas como colaboradores, acionistas e clientes.
Sendo assim, são levados em conta questões de:
- gestão de riscos;
- transparência financeira e contábil;
- relatórios financeiros honestos;
- responsabilidade corporativa;
- remuneração dos acionistas;
- relação com entidades do governo e políticos;
- prestação de contas;
- integridade e práticas anticorrupção;
- conselho responsável e diversificado;
- práticas de negócios éticas.
A importância do ESG nas empresas
O termo ESG demonstra que as empresas se preocupam com critérios de sustentabilidade e não apenas com lucro. Esse fator interfere diretamente em como a organização é vista e tem sido muito valorizado tanto por investidores quanto pelo consumidor final.
No caso dos investidores, a cobrança pela adoção e divulgação de práticas de negócios baseadas em ESG só tem aumentado. O motivo é que a falta de compromisso ambiental é vista como risco para o sistema financeiro.
Conheça a EPS!
A EPS é uma empresa de engenharia, projetos e serviços que atende clientes do setor público e privado em todo o Brasil. Seguindo os conceitos propostos no ESG, estimulamos relações éticas, respeitosas e profissionais com todos os colaboradores, gestores, clientes e parceiros de negócios no Programa de Compliance.
Além disso, entre nossos objetivos estão a minimização dos impactos gerados pela destinação dos resíduos, conscientização ambiental, prevenção da poluição, redução de riscos na execução das atividades laborais e garantia de integridade dos colaboradores.
Acreditamos numa cultura de integridade e ética em medidas internas e externas, a fim de oferecer soluções que sejam eficazes e tenham valor social, ambiental e de governança.
Solicite uma proposta EPS para Gestão de Facilities e Multisserviços de sua empresa!