Gestão de facilities em condomínio: dicas para fazer com eficiência
Um condomínio é um espaço com várias ambientações diferentes que demandam cuidados específicos.
Desde a manutenção e limpeza de fachadas, jardinagem e limpeza dos ambientes comuns, como salões, escadas e corredores, é necessária mão de obra qualificada, equipamentos e produtos que asseguram qualidade nesses serviços.
Justamente por serem serviços específicos e que também demandam conhecimentos técnicos, é necessário encontrar uma solução assertiva e econômica.
Diante disso, a gestão de facilities torna-se uma alternativa viável por diversos fatores que iremos abordar ao decorrer do texto.
A gestão de facilities em condomínios
A gestão de facilities em condomínios requer mais do que apenas a terceirização de serviços.
Esse processo é bastante complexo, pois envolve gerenciamento de atividades realizadas, que possam valorizar o empreendimento, a integrar os sistemas condominiais, além de reduzir custos e garantir a satisfação dos condôminos.
Tudo que um condomínio engloba pode até ser comparado com o funcionamento de uma empresa e por isso a gestão de facilities é crucial para garantir a eficiência e o sucesso da administração condominial.
Quais são os maiores desafios da gestão de facilities em condomínio
O primeiro e um dos maiores desafios da gestão de facilities em condomínios é garantir a qualidade nos serviços, já que eles impactam a rotina daqueles que frequentam desses espaços.
Além da qualidade, é preciso realizar um gerenciamento eficiente e uma comunicação transparente com a empresa terceirizada, assim como com o síndico.
A segurança é outro fator importante.
Os profissionais que atuam nesses serviços precisam estar atentos com o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para evitar acidentes.
É necessário também ter um sistema eficiente de controle de acesso e monitoramento de câmeras, para garantir a segurança dos condôminos e a integridade do patrimônio.
O investimento para esses trabalhos também é uma questão relevante.
Um planejamento financeiro transparente e realista é essencial, para garantir que o condomínio esteja sempre em dia com suas obrigações financeiras.
Quais os principais serviços contemplados pela gestão de facilities em condomínios
São diversos os serviços que podem ser contemplados pela gestão de facilities em condomínios.
Contudo, separamos os principais e as suas características.
Segurança e portaria
Garantir a segurança dos moradores é um dos principais objetivos da gestão de facilities em condomínio.
Adotar medidas de segurança, como é o caso de portarias com controle de acesso e sistemas de vigilância eletrônica, pode oferecer mais tranquilidade aos moradores.
Uma solução muito utilizada também é o uso de portaria remota virtual, que permite o controle de acesso por meio de câmeras e tecnologia de reconhecimento facial.
Para além disso, a gestão de facilities em condomínios precisa estar apta para lidar com situações de emergência, como incêndios e outros acidentes.
Esse preparo requer um planejamento cuidadoso e a implementação de medidas preventivas, como a instalação de equipamentos de combate a incêndios e a realização de treinamentos com os funcionários e moradores.
Limpeza e conservação
A limpeza e conservação conseguem manter os ambientes agradáveis para o uso dos moradores.
A manutenção adequada das áreas comuns pode garantir a redução de gastos com insumos, já que as empresas prestadoras de serviços fornecem equipamentos e materiais necessários para a realização dos serviços.
Com a gestão de facilities, é possível ainda ter uma maior previsibilidade com os gastos de limpeza e conservação, o que acaba otimizando recursos.
Jardinagem
A jardinagem também é contemplada gestão de facilities em condomínios.
Os jardins são espaços de convivência importantes para o fortalecimento de laços daqueles que moram em determinado condomínio e também valorizam e preservam a estrutura física.
Quando bem executada, a jardinagem aumenta o valor estético do condomínio, e nesse sentido, o paisagismo pode ser uma excelente estratégia para destacar o empreendimento no mercado imobiliário.
As áreas verdes e bem cuidadas ajudam a reduzir o estresse, melhoram a qualidade do ar e proporcionam um ambiente mais agradável para a prática de atividades físicas e até mesmo de recreação.
Como planejar a gestão de facilities em condomínios
Para facilitar o processo de planejamento e diagnóstico da gestão de facilities em condomínios, separamos algumas dicas úteis.
Identifique os serviços
Antes de qualquer coisa, é preciso identificar quais serviços são contemplados pela gestão de facilities e acompanhá-los.
É importante também reunir informações sobre os locais que são executados e a frequência que são feitos.
Cada serviço precisa contar com indicadores que irão permitir a avaliação dos resultados alcançados.
As equipes de gestão precisam desenvolver indicadores relevantes para cada tipo de serviço, levando em consideração as necessidades e particularidades de cada demanda.
Defina os objetivos
Uma gestão de facilities em um condomínio é diferente do que o contexto de uma empresa, por exemplo.
Sabendo disso, é importante, então, definir objetivos que considerem as particularidades do condomínio e as expectativas dos moradores.
Como já mencionamos, a segurança e portaria, jardinagem e conservação e limpeza são os principais serviços demandados por condomínios e com essas necessidades em mente, é possível estabelecer as responsabilidades de cada área e definir metas para cada uma delas.
Buscar opções de empresas especializadas
Muitas vezes, ao optar pela terceirização de serviços, o preço é um dos pontos que mais interferem na decisão.
É claro que essa questão é importante, mas os serviços de gestão de facilities são cruciais e a economia nesses casos pode prejudicar a qualidade.
É por isso que buscar opções de empresas especializadas é uma medida importante para garantir melhores resultados e consequentemente a satisfação dos condôminos.
Pesquise o máximo que conseguir sobre as empresas que encontrar, informe-se sobre o período de atuação no mercado, as certificações e experiência dos profissionais.
A EPS é uma empresa brasileira que atua no mercado de engenharia, projetos e serviços desde 2003. São 20 anos de história atendendo clientes tanto no setor público quanto no privado em todo o país.
Nosso diferencial está na utilização de sistemas de gestão que auxiliam nossos clientes na tomada de decisão e na otimização de processos e para isso oferecemos uma gestão personalizada, adaptada às necessidades de cada projeto.
A gestão de facilities é uma das nossas principais áreas de expertise que incluem manutenção predial, limpeza, segurança, entre outros. Nosso objetivo é garantir que o ambiente de trabalho seja seguro, confortável e eficiente para os funcionários e visitantes.
Entre em contato conosco para criarmos juntos um projeto personalizado!