Limpeza em condomínios: como aumentar a eficiência em sua rotina
Além de uma boa aparência, o cuidado com as áreas comuns de um condomínio, seja residencial ou comercial, é fundamental para garantir o bem-estar, a satisfação e uma boa convivência entre os condôminos. A limpeza de condomínio costuma ser um dos principais motivos de reclamações junto à gestão, por isso merece atenção redobrada.
As necessidades de limpeza de condomínio variam de acordo com o perfil de cada empreendimento, pois edifícios corporativos têm demandas diferentes de prédios residenciais, por exemplo.
Assim, antes de definir um cronograma de limpeza e manutenção predial, é preciso fazer um levantamento das áreas comuns, suas necessidades, a frequência de uso dos locais e outros aspectos que fazem a diferença ao estabelecer uma rotina de atividades.
Confira nossas dicas e saiba como aumentar a eficiência dos processos no seu condomínio:
1. Defina uma rotina de limpeza
O planejamento é fundamental para uma gestão de facilities eficiente, já que nem todas as tarefas precisam de execução diária.
Portanto, procure desenvolver uma rotina de limpeza dividida em tarefas diárias, semanais, quinzenais, mensais e semestrais, dependendo da necessidade de cada local.
Limpeza diária
- Portaria;
- Hall;
- Elevadores;
- Banheiros;
- Calçadas;
- Objetos de decoração.
Limpeza semanal
- Caixas de hidrantes e extintores;
- Playgrounds;
- Churrasqueiras;
- Móveis das áreas comuns.
Limpeza quinzenal
- Espelhos;
- Vidros;
- Pisos de madeira;
- Paredes;
- Salas de máquinas.
Limpeza mensal
- Janelas externas;
- Salão de festas;
- Garagens;
- Grades;
- Escadas de emergência.
2. Estabeleça prioridades e procedimentos
Para estabelecer os procedimentos de limpeza de condomínio, é preciso ter um padrão de execução com métodos, material e produtos utilizados, seguindo as normas da vigilância sanitária.
Além disso, é importante destacar que os profissionais devem utilizar equipamentos de proteção individual (EPI’s) e equipamentos de proteção coletiva (EPC’s) para a sua segurança e das pessoas ao redor.
Nesta etapa, também é preciso definir as prioridades, ou seja, os locais ou itens delicados que necessitam de cuidados especiais, como tapetes do hall de entrada, banheiros coletivos, manutenção de calçadas, poda de árvores etc.
3. Conte com uma empresa especializada em limpeza de condomínios
Além das tarefas definidas no cronograma, no dia a dia surgem novas necessidades, como derramamento de substâncias nos corredores, por exemplo.
Por isso, além de avaliar as necessidades de cada local e definir os procedimentos de limpeza, é fundamental contar com uma equipe especializada e profissionais capacitados para resolver as questões de rotina.
Ao contratar uma empresa especializada, a prestadora assume as atividades previstas e reduz os níveis de sobrecarga de trabalho em diversas áreas, facilitando a divisão de demandas.
Para isso, é importante pesquisar sobre as soluções de terceirização de serviços e escolher a que tem capacidade para oferecer os serviços esperados com qualidade e eficiência.
A EPS é uma empresa que oferece serviços integrados de Gestão de Facilities, Manutenção Predial e Industrial, Apoio Técnico e Administrativo e Proteção e Combate a Incêndio para que a sua organização mantenha o foco em sua atividade-fim.
Nossas soluções incluem:
- Manutenção e operação predial civil;
- Manutenção de instalações elétricas, eletromecânicas e hidraúlicas;
- Sistema de refrigeração, automação e segurança;
- Manutenção e operação de elevadores e escadas rolantes;
- Gerenciamento de energia, água, gás e combustível;
- Operação de utilidades (geração de energia, vapor, ar comprimido, sistemas de refrigeração industrial);
- Limpeza industrial (aspiração de resíduos, limpeza química, sucção com alto vácuo, hidrojateamento de baixa e média pressão).
Entre em contato conosco e conheça nossas soluções para limpeza de condomínios.