// // //
16 de Maio 2023 | Gestão de facilities

Limpeza técnica: quais são os ambientes mais críticos?

Os locais que são frequentados por muitas pessoas todos os dias demandam uma limpeza específica para manter esses ambientes seguros. 

Seja um espaço de consumo ou de trabalho, a limpeza técnica é indicada para a higienização, onde são aplicadas técnicas mais específicas que evitam proliferação de bactérias e organismos nocivos. 

Hospitais, clínicas e indústrias alimentícias, por exemplo, demandam um alto nível de higiene que é alcançado com a limpeza técnica. 

A seguir, vamos apresentar o que é a limpeza técnica, seus tipos, a sua importância e quais são os ambientes considerados mais críticos. 

Tipos de limpeza técnica

O primeiro aspecto importante sobre a limpeza é reforçar que ela não se trata de uma limpeza comum. 

Esse tipo de limpeza vai além, já que ajuda a evitar a proliferação de microrganismos que podem colocar em risco a saúde das pessoas que frequentam determinados ambientes. 

Existem alguns tipos de limpeza técnica, que variam de acordo com a finalidade e o local de aplicação. 

Na indústria alimentícia, por exemplo, a limpeza técnica é fundamental por conta da exigência com a qualidade e segurança dos alimentos produzidos, evitando a contaminação e proliferação de bactérias e outros microrganismos. 

Em espaços hospitalares a limpeza técnica também é crucial para a prevenção e transmissão de doenças e infecções hospitalares. 

Conheça os principais tipos abaixo. 

Limpeza concorrente

A limpeza concorrente diz respeito a higienização diária em ambientes críticos, como hospitais, ambulatórios e clínicas, com o objetivo de manter a assepsia e reduzir os riscos de infecções em pacientes. 

Ela é feita mais de uma vez por dia e inclui a reposição de materiais de consumo diário, como papel higiênico e sabonete líquido, além da coleta e separação adequada dos resíduos gerados. 

A limpeza concorrente também inclui a higienização molhada dos banheiros, limpeza de pisos e superfícies horizontais. 

Algumas etapas da limpeza concorrente compreendem: 

  • Higienização dos objetos presentes nas mesas de refeição e cabeceira;
  • Assegurar a limpeza das mesas;
  • Higienização dos suportes de soro;
  • Limpeza de cadeiras e demais mobílias;
  • Higienização de travesseiros e colchões;
  • Limpeza dos banheiros;
  • Higienização de grades, painéis e escadas.

Limpeza terminal 

Se comparada com a limpeza concorrente, podemos dizer que a limpeza terminal é um processo ainda mais completo, que ocorre após a transferência, alta, internação prolongada e óbito do paciente de um hospital

Essa limpeza é realizada em todas as áreas hospitalares, incluindo salas cirúrgicas, emergências e demais setores críticos, semi críticos e não críticos.

Enquanto é executada, todas as superfícies e móveis são higienizados, como mesas, suportes, travesseiros, colchões, camas, cadeiras e outros equipamentos. 

Além disso, pisos, paredes, vidros e demais superfícies são higienizados e as roupas de cama são recolhidas e higienizadas.

A limpeza terminal conta ainda com: 

  • Desinfecção e limpeza de mesas e seus suportes;
  • Higienização de travesseiros;
  • Limpeza completa dos colchões;
  • Lavagem da cabeceira, grades e partes expostas do estrado;
  • Limpeza cuidadosa dos pés da cama;
  • Limpeza de todos os móveis do local;
  • Higienização de pisos, paredes, vidros e demais superfícies presentes no ambiente;
  • Recolhimento de todas as roupas de cama e higienização de protetores impermeáveis.

Limpeza manual úmida

Nessa técnica de limpeza, como o próprio nome já sugere, a equipe de limpeza usa materiais como água limpa, detergente neutro e pano macio para remover sujeiras, poeira e microrganismos de superfícies, pisos e equipamentos industriais. 

Por mais que essa técnica não utilize produtos de limpeza específicos para a remoção de sujeiras difíceis, ela é suficiente para ambientes menos sujos e pode ser adaptada de acordo com as necessidades de cada local.

A limpeza manual úmida também é parte crucial da limpeza terminal, já que é necessária para a desinfecção completa das superfícies e equipamentos.

Limpeza manual molhada 

Esse tipo se parece muito com a limpeza manual úmida, mas ao invés de pano úmido, 

para executá-la, é necessário espalhar produtos de limpeza pela superfície, esfregar e depois enxaguar e secar o local.

Limpeza seca

Com a limpeza seca é possível retirar a sujeira e a poeira com o uso de panos secos, vassouras, aspiradores e outros equipamentos desse tipo. 

O seu uso mais comum se dá em pátios, estacionamentos e ambientes internos.

A limpeza a seco é uma possibilidade que evita um grande esforço físico e também minimiza o risco de contaminação.

Quais ambientes são considerados críticos

A presença de bactérias, vírus e outros microorganismos é grande em muitos lugares, desde espaços públicos até dentro das casas. 

Contudo, existem alguns ambientes onde a chance de contaminação é maior do que os outros por conta da quantidade de circulação de pessoas e outros fatores. 

A indústria alimentícia, de cosméticos, medicamentos e áreas hospitalares, por exemplo, são ambientes considerados críticos e, por conta disso, demandam uma atenção maior em relação à limpeza técnica. 

Mais do que oferecer segurança nesses locais, os tipos de limpezas direcionados para os ambientes críticos proporcionam maior conforto e qualidade. 

Por que terceirizar a limpeza técnica? 

Equipes treinadas e experientes na área de limpeza técnica conseguem executar esse serviço com agilidade, rapidez e qualidade. 

Desde o manuseio de equipamentos, uso de produtos químicos para limpeza e técnicas que asseguram uma limpeza assertiva, os profissionais de empresas terceirizadas conseguem garantir que as expectativas de determinada limpeza técnica sejam devidamente alcançadas. 

Na EPS, oferecemos este tipo de serviço e por isso contamos com uma equipe de profissionais especializados, atendendo a uma vasta quantidade de clientes, de vários segmentos, e que confiam em nosso trabalho, tecnologia e experiência.

Entre em contato conosco para saber mais!