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07 de Julho 2021 | Gestão de facilities

O que a limpeza e conservação dizem sobre sua empresa?

Espaços de grande circulação como shoppings, academias, aeroportos, clínicas médicas, em resumo, quaisquer locais de trabalho, estudo, convívio e permanência, exigem um esforço maior em relação à sua limpeza e conservação. 

Mesmo que, em determinados espaços ou ambientes, a limpeza não interfira diretamente na operação das atividades desenvolvidas, a imagem das empresas é automaticamente associada às condições dos locais de sua atuação e/ou prestação de serviços. Por isso, manter tais ambientes devidamente limpos e conservados é fundamental para a construção e manutenção de uma imagem empresarial que transmita seriedade, organização e,  principalmente, compromisso com a saúde e bem estar coletivos.

Padrão de qualidade 

Ambientes sujos e desorganizados geram uma percepção de descaso, despreparo, falta de treinamento e falta de profissionalismo. Isso afeta tanto a equipe de profissionais que atuam no local, quanto os clientes. 

A produtividade da equipe é profundamente afetada por aspectos como a qualidade da  iluminação, organização geral do ambiente e ventilação, sem contar com o estado de conservação e manutenção da estrutura física e do mobiliário de apoio. Além do aspecto psicológico implicado nessa relação com o espaço, há também o aspecto prático, que diz respeito ao desgaste das ferramentas e à facilidade para localizar documentos e outros itens que auxiliem nas atividades diárias. 

Se a produtividade cai, a qualidade dos serviços prestados também pode cair, o que é rapidamente percebido pelos clientes. Além disso, diante da percepção de desorganização e falta de comprometimento com a limpeza, os clientes podem se questionar sobre a competência, profissionalismo e até sobre a idoneidade da organização.. 

Imagem corporativa  

Construir uma boa imagem para sua marca é algo importante para qualquer empreendimento, mas principalmente para negócios em que a convivência e permanência no local fazem parte da experiência de marca. 

Há empresas que investem em fachadas elegantes, design de interiores e adesivagem para materializar no espaço valores da marca, mas nada disso será absorvido pela equipe ou pelos clientes se houver problemas com a limpeza, que despertem uma sensação de desconforto em relação ao ambiente corporativo. 

Percepção de segurança 

Em um nível mais profundo, a falta de cuidado com a limpeza e conservação podem colocar em risco a saúde de funcionários e clientes. Em qualquer espaço em que haja negligência nesse aspecto há maior risco de contaminação, além dos riscos que a falta de manutenção na estrutura pode causar durante o uso diário. 

Locais como hospitais, clínicas ou empresas de tecnologia, dentre outros, exigem um serviço ainda mais especializado, que atendam aos padrões sanitários e normas de segurança específicas, incluindo tanto a limpeza geral, como o descarte dos resíduos produzidos. 

Aspectos fundamentais para manter o padrão de limpeza e conservação

O padrão de limpeza ideal irá variar de acordo com as atividades desenvolvidas nos espaços. Há recomendações e normas específicas para diversas áreas e cabe aos responsáveis pelas equipes, durante a prestação dos serviços, estarem informados sobre as mesmas, capacitando os times e supervisionando sua aplicação cotidiana.

Existem empresas que preferem manter a equipe de limpeza e conservação em seu quadro fixo de funcionários e outras que optam pela terceirização de facilities. Em qualquer um dos casos é preciso estabelecer regras e rotinas que garantam o resultado profissionalizado. 

Uma equipe com profissionais bem treinados faz toda a diferença, pois além de serem proativos, conhecerem as necessidades de cada espaço e suas demandas sazonais, esses profissionais ajudam a diminuir o desperdício. Esse impacto reduz custos e prejuízos, tanto na contratação de mão de obra quanto na compra dos materiais e equipamentos necessários.

Benefícios da terceirização de facilities 

Empresas especializadas nesse tipo de serviço investem muito na contratação e treinamento de suas equipes dentro das normas e padrões de uma variada gama de áreas de atuação, propiciando aos seus funcionários que acumulem experiências distintas ao longo do tempo, tornando essas equipes mais versáteis e produtivas. 

A terceirização gera redução de custos com recrutamento de funcionários, encargos trabalhistas e treinamento da equipe. Evita também problemas com a vacância em funções essenciais. 

Contar com parceiros terceirizados ajuda a canalizar a equipe para suas atividades mais estratégicas, pois fica sob encargo da empresa contratada providenciar EPIS e monitorar as medidas de Segurança do Trabalho, assim como fornecer relatórios periódicos sobre desempenho e fazer provisões para este setor específico da empresa. 

Limpeza e conservação com suporte tecnológico 

A tecnologia tem contribuído cada dia mais para o setor de serviços relacionados à higiene e limpeza, trazendo mais praticidade e eficiência para esse ramo de atividades. Há muitos produtos e sistemas de gerenciamento sendo aprimorados, auxiliando na operacionalização dos trabalhos e também no gerenciamento das rotinas de limpeza.

Em uma entrevista sobre a evolução tecnológica no ramo de limpeza hospitalar, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) compartilhou que o uso de máquinas inteligentes pode impactar no aumento de até 8% de produtividade, mobilidade e agilidade da limpeza, influenciando no padrão de qualidade do serviço e na economia de tempo. 

O uso de ferramentas e robôs no trabalho operacional da limpeza, entretanto, não é o aspecto mais relevante da contribuição da tecnologia para o setor. Destacam-se nessa área de desenvolvimento tecnológico, os sistemas que auxiliam na comunicação entre funcionários, no gerenciamento da rotina de serviços e nas escalas de trabalho e manutenção de estoques, evitando que haja falhas durante o processo. 

Esses sistemas utilizam na maior parte dos casos, a chamada internet das coisas ( Internet Of Things - IoT), conectando diversas frentes de serviço por meio de computadores ou aplicativos de smartphones. Entre os principais benefícios que oferecem estão a economia de recursos e o melhor aproveitamento da estrutura disponibilizada, auxiliando em práticas que visam reduzir danos ao meio ambiente, como o descarte correto dos resíduos e o uso consciente da água. 

Onde encontrar a união entre profissionalismo e tecnologia nos serviços de limpeza e conservação 

Não há dúvidas de que esse tipo de serviço exige uma equipe que ofereça soluções envolvendo planejamento, especialização e tecnologia. Investir em uma boa equipe de limpeza e conservação garante um ambiente de trabalho produtivo, um aumento na percepção de valor para a imagem corporativa e a segurança de todos que circulam e convivem no espaço empresarial. 

A EPS é uma empresa de engenharia e serviços que vem desenvolvendo desde 2003 soluções no segmento de gestão de facilities e multisserviços, como o de limpeza e conservação. Com sede em Brasília, ela atua tanto no setor público quanto no privado, atendendo nas regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste e Nordeste do Brasil. 

O diferencial da entrega da EPS é justamente a performance que concilia profissionalismo e tecnologia. Em todas as suas frentes de serviço ela busca atuar com uma operacionalização inteligente, que traga como resultado economia de tempo e recursos para seus clientes.

Por meio do uso de indicadores de desempenho, capacitação e treinamento de equipes especializadas e investimento em tecnologia de software, contando com recursos como IoT e machine learning, ela oferece em seus serviços um modelo de trabalho altamente atualizado e comprometido com a eficiência e resultados. 

 

Conheça as soluções de facilities e multiserviços que a EPS pode oferecer para sua empresa.