Por que o checklist é um aliado importante na gestão de facilities?
Na rotina de qualquer empresa são necessários muitos processos para que tudo caminhe conforme o esperado nos mais diferentes setores, incluindo uma rotina de fiscalização. Para incluir essa demanda na cultura organizacional, o checklist é um importante aliado, especialmente quando falamos na gestão de facilities.
Esse cuidado é primordial para estabelecer um cronograma que visa não só acompanhar a performance de máquinas e colaboradores, mas também identificar e corrigir problemas a tempo de impedir um impacto negativo na imagem da empresa.
Como o checklist pode ajudar a sua empresa?
Não restam dúvidas de que o cotidiano de qualquer empresa envolve muitas tarefas. Para não se perder em tudo o que deve ser feito, é necessário encontrar uma maneira de registrar as demandas.
E uma solução que até parece óbvia, mas segue como uma das mais eficazes, é ter uma lista do que deve ser feito. Com um checklist, as empresas encontram uma forma de relacionar o que precisa ser verificado e também criam um padrão para essa tarefa.
Além de ser mais simples de fazer um acompanhamento desta rotina, o checklist também tem outras vantagens, como a possibilidade de organizar a lista da forma como for mais interessante para o tipo de negócio.
Como aplicar o checklist na gestão de facilities?
Agora que você já sabe que o checklist é um aliado na organização de demandas em empresas dos mais diferentes setores, como será que podemos aplicá-lo na gestão de facilities.
A resposta não poderia ser mais simples: da mesma forma como seria criado um checklist em qualquer outro setor. Mas, com a diferença que estaremos lidando com a manutenção predial e industrial.
Levando isso em conta, seguem algumas dicas para incluir o checklist na gestão de facilities:
- Identifique tudo que precisa constar no checklist e em qual frequência a tarefa deve ser realizada. Para ficar ainda mais completo, especifique os horários e responsáveis;
- Para que a verificação aconteça corretamente, quem irá fazer a checagem tem que estar ciente da sua necessidade e quais passos deve seguir. Então, apresente todos esses detalhes em um treinamento específico e agende testes, se necessário;
- Não adianta idealizar um checklist complexo e trabalhoso. Isso só tornará mais difícil a sua implementação. Portanto, seja claro ao criar essa lista e simplifique os comandos ao máximo;
- Estabeleça uma política de armazenamento de cada checklist finalizado. Afinal, todas essas informações serão úteis no futuro para revisar e/ou conferir os procedimentos, para avaliar uma eventual necessidade de mudança.
O que incluir no checklist de limpeza?
Quando falamos de manutenção predial e industrial, uma das rotinas mais importantes é a da limpeza. Normalmente, este tipo de serviço é terceirizado, o que torna o checklist uma ferramenta ainda mais importante para a padronização da manutenção.
Com isso, todos os colaboradores envolvidos na limpeza saberão qual é a rotina envolvida em cada ambiente, desde os banheiros às salas de reunião.
Para que o checklist seja mais eficiente e o serviço atenda às necessidades da empresa, uma dica é especificar a necessidade de limpeza de cada item dos ambientes, com uma divisão clara da periodicidade (diariamente, semanalmente, quinzenalmente ou mensalmente).
Essa organização é fundamental para evitar esquecimentos importantes. Vamos à um exemplo: os banheiros exigem uma limpeza completa diária, mas demandam cuidados específicos que se repetem ao longo do dia, como a reposição do papel higiênico e a retirada do lixo.
Se estas tarefas específicas não constarem no checklist de forma clara - como os horários que devem ser feitas - as chances de um cliente se deparar com uma lixeira transbordando ou não encontrar toalhas de papel para secar as mãos é grande.
E esse tipo de situação não é nada confortável, não é mesmo?
O que não pode faltar no checklist de manutenção?
Se o checklist é fundamental na limpeza, não seria diferente na manutenção. Afinal, ter uma rotina de verificação de máquinas e equipamentos é primordial para evitar danos que coloquem a segurança de todos que convivem no local em risco.
O primeiro passo para criar o checklist de manutenção é seguir atentamente as recomendações do fabricante de cada peça.
Além disso, a rotina deve incluir consultas e verificações extras como:
- Temperatura do equipamento
- Alinhamento de componentes
- Aquecimento das peças
- Nível do óleo
- Necessidade de lubrificação
- Vibração
Checklist de segurança: o que deve constar?
No que diz respeito à segurança, o checklist pode ser considerado um documento oficial com os protocolos a serem respeitados. É um protocolo essencial, especialmente em caso de acidentes e emergências.
Mas, a rotina de verificação também deve incluir todos os processos do cotidiano. Afinal, se algo acontecer, será primordial checar a aplicação das etapas pré-estabelecidas no checklist, como:
- Ativação de alarmes, circuitos internos e cercas elétricas;
- Fechamento de janelas, portas e travas;
- Realização de rondas periódicas.
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